Edital com todas informações da Olimpíada Goiana de Química 2019

EDITAL N°1/2019

OLIMPÍADA GOIANA DE QUÍMICA

A Associação Brasileira de Química do Estado de Goiás torna público o Edital e convida os professores e estudantes das escolas de Educação Básica do Estado de Goiás a participarem da Olimpíada Goiana de Química.

  1. Do Evento

                A Associação Brasileira de Química do Estado de Goiás realizará a Fase Estadual- Olimpíada Goiana de Química 2019 no dia 15 de Junho de 2019 em locais definidos pela Coordenação Estadual conforme a necessidade e disponiblizados no site http://go.obquimica.org/ até 12 de Junho de 2019, com intuito de revelar jovens talentos goianos com vocação para área da química, selecionar alunos goianos para participar da Olimpíada Brasileira de Química, despertar os alunos interesse para seguirem a carreira científica. A Fase Nacional será realizada no Estado de Goiás, em todos municípios agraciados com classificação de seus alunos e a prova será realizada dia 24 de Agosto de 2019.

                A prova da Fase Estadual será realizada dia 15 de Junho de 2019 às 14 horas (Horário de Brasília), com tempo máximo de três horas de duração. A Fase Estadual consiste na seleção de alunos para a Fase Nacional, A Fase Nacional consiste na seleção de alunos e é realizada pelo Programa Nacional das Olimpíadas de Química com o auxílio da Coordenação Estadual da Olimpíada Goiana de Quimica, e a Fase Internacion1al visa à seleção dos melhores alunos medalhistas da Modalidade A, que farão um curso preparatório visando as etapas internacionais. Este edital contempla apenas a Fase Estadual .

 

2- Da Etapa Estadual Goiana (OGQ)

 

                A OGQ está inserida no Programa Nacional das Olimpíadas de Química, cujo projeto é a realização da Olimpíada Brasileira de Quimica. A OGQ  e a OBQ realizam as seguintes etapas: Fase Estadual,  Fase Nacional e a Fase Internacional visando a seleção dos alunos

 

3- Do Público Alvo

                              

                Os alunos das Escolas da Educação Básica do Estado de Goiás. Para° a Modalidade A (1° e 2° Série do Ensino Médio) e 3° Série( Modalidade B).

 

4- Dos Procedimentos de Inscrição

 

                As inscrições dos estudantes serão feitas pelo professor(a) responsável e será on-line pelo site no campo Acesso ao sistema no http://go.obquimica.org/. Em caso do professor não ter cadastro no site, ele terá que fazer cadastro no Campo Cadastro Representante.  É fundamental que o professor(a) responsável tenha atenção com os nomes digitados no sistema on-line. Os alunos do 1° e 2°  Ano do Ensino Médio serão  inscritos na Modalidade A e os alunos do 3° Ano serão inscritos na Modalidade B.

 

4.1- Do prazo para a inscrição

               

O período para a inscrição será do dia 15 de Maio a 14 de Junho de 2019.

 

5.0- Das Provas da OGQ

               

5.1-O Conteúdo programático da prova da Fase Estadual encontra-se no Anexo I deste Edital.

5.2- A prova constará de no máximo, 20(vinte) questões de múltipla-escolha e 3 (três questões analítico-expositivas).

5.2.1- Para efeito de notas as questões fechadas será de 60,0 pontos e as questões abertas terá pontuação de 40,0 pontos, totalizando 100( cem pontos).

5.2.3- As provas que não atingirem o ponto de corte sobre as questões fechadas não serão corrigidas.

5.2.4- Caso o número de provas a serem corrigidas for superior a 250 provas ou inferior a 100, a comissão poderá alterar o ponto de corte em até 10 pontos.

5.3- O prazo para recursos referente às questões, caso houver será de dois dias úteis, após a divulgação do gabarito preliminar será 25 de Junho de 2019.

5.4- O Gabarito Definitivo da Prova da OGQ será disponibilizado até 30 de Junho de 2019.

 

6.0- Dos Estudantes

6.1- Os estudantes Portadores de Necessidades Especiais – PNE deverão comprovar sua condição no momento da inscrição, conforme inciso IV do artigo 39 do Decreto n°3.298/1999, solicitando à comissão organizadora da OBAQ, através do e-mail inscricaoobaq@ufba.br, as condições especiais para a realização da prova, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data de aplicação, obedecendo aos critérios de viabilidade e de razoabilidade, cuja decisão será comunicada ao candidato em até 05 (cinco) dias úteis antes da realização da prova.

6.2- No caso de estudantes sabatistas, os professores deverão comunicar em até 05 ( cinco) dias úteis antes da realização da prova para que seja feita aplicação da prova após o pôr do sol e organização de um local acessível para os alunos.

6.3- Serão aceitas até 24 inscrições por escola da rede particular e da rede federal (8 alunos de cada série: primeira, segunda e terceira série). Das redes públicas estadual e municipais, serão aceitas 30 inscrições (10 alunos de cada série: da primeira, segunda e terceira).

6.4- Caso ocorra a existência de escolas da rede particular com mais de uma unidade escolar, na mesma cidade, cada unidade poderá inscrever até 12 alunos (4 alunos por série).

6.5- Serão classificados os trinta (30) mais bem classificados da Modalidade A e os vinte e cinco(5) mais bem classificados da Modalidade B. A quantidade de selecionados na Modalidade A será maior em virtude dos alunos terem a possibilidade de participarem das fases internacionais.

6.6- Serão eliminados do concurso os alunos que chegarem após o fechamento dos portões, deixar o local durante a realização das provas, pertubar, de qualquer modo a ordem dos trabalhos, tentar utilizar-se de livros, calculadoras científicas, réguas de cálculo ou qualquer meio de comunicação ou deixar de cumprir as normas determinadas pelos organizadores da OGQ.

8.0- Dos professores

 8.1- A comprovação da escolaridade e demais dados cadastrais do estudante será de responsabilidade da escola e do professor/coordenador responsável pela unidade escolar qualquer dado apresentando de forma ilegal , o estudante será eliminado do certame.

9.0- Dos Resultados

 

9.1- Do Resultado Preliminar contendo os estudantes classificados(a)s e a respectiva escola sairá até 15 de Julho de 2019.

 

9.2- Do Resultado Definitivo contendo os estudantes classificados e a respectiva escola estará disponível no site da Olimpíada Goiana de Química até 01 de Agosto de 2019.

 

9.3- As escolas deverão confirmar a presença dos Alunos até dia 10 de Agosto de 2019 na Fase Nacional pelo email obqgoias@yahoo.com.br, em caso da não confirmação, outros alunos por critério de maior pontuação serão convocados.

 

8.0- Do Cronograma

 

Inscrições na Fase Estadual

Até 14 de Junho de 2019

Divulgação dos Locais de Prova

Até 12 de Junho de 2019

Aplicação da Prova Edição 2019 OGQ

15 de Junho âs 14 horas( Horário de Brasília)

Gabarito Preliminar

Até 25 de Junho de 2019

Gabarito Definitivo

Até 01  de Junho de 2019

Resultado Preliminar

Até 15 de Julho de 2019

Resultado Definitivo

Até 01 de Agosto de 2019

 

9.0- Contato

As dúvidas podem ser encaminhadas através do Campo Contato presente no Site http://go.obquimica.org/contato ou pelo email obqgoias@yahoo.com.br

 

 

10.0- Os casos omissos nesse edital serão resolvidos pela Coordenação Estadual da Olimpíada Goiana de Química juntamente com a Associação Brasileira de Química do Estado de Goiás.

 

 

 

ANEXO 1

MODALIDADE A (1° Ano e 2° Ano do Ensino Médio) : 1 até 16.

MODALIDADE B (3°Ano do Ensino Médio): 1 até 18.

1. Laboratório: noções de segurança. Vidrarias e seu emprego. Técnicas básicas de separação de substâncias.

 2. Propriedades dos Materiais: temperatura de fusão, temperatura de ebulição, densidade, solubilidade, volatilidade, estados físicos, entre outros.

3. Constituição dos Materiais: Estrutura dos materiais: teorias ao longo do tempo histórico. Modelo de átomo: contribuições de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Partículas subatômicas: prótons, nêutrons e elétrons. Configurações eletrônicas: níveis de energia. Massas atômicas e massas moleculares.

 4. Tabela periódica: nomes e símbolos dos elementos químicos; Grupos e períodos. Ocorrência, usos e propriedades dos elementos químicos.

5. Ligações químicas: estabilidade dos átomos, ligações metálica, iônica e covalente. Forças intermoleculares. Polaridade de moléculas e de ligações. Fórmulas eletrônicas (Lewis) e estruturais. Geometria molecular.

 6. Quantidade de matéria: mol.

7. Reações químicas: a) transformações, modelos e teorias para as transformações químicas, representação das transformações. b) Estequiometria. Cálculos com porcentagem de pureza e rendimento. c) Termoquímica: reações endotérmicas e exotérmicas. Entalpia: lei de entalpia de reação (formação, combustão, neutralização). Entropia. Energia livre. d) Cinética Química. Velocidade de reação: fatores que afetam a velocidade das reações. Etapas das reações. Lei de velocidade. Energia de ativação. Catálise. e) Equilíbrio químico nas transformações. Fatores que afetam o equilíbrio: princípio de Le Chatelier. Constante de equilíbrio. Equilíbrio iônico: produto de solubilidade, hidrólise, pH e pOH.

8. Funções inorgânicas: características dos ácidos e bases. Propriedades químicas das principais funções inorgânicas. Nomenclatura.

9. Leis empíricas dos gases ideais.

10. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.

11. Radioatividade e química nuclear.

12. Ciclos biogeoquímicos: ciclo do carbono, do nitrogênio, do oxigênio e da água.

13. Soluções: soluções verdadeiras e soluções coloidais. Solubilidade em função da temperatura. Unidades de concentração. Cálculos de diluição. Titulometria.

 

14. Propriedades coligativas: temperatura de ebulição e de fusão, pressão atmosférica e de vapor e osmose. Soluções iônicas e moleculares. Misturas coloidais.

15. Eletroquímica. Pilhas. Potenciais de óxido-redução. Eletrólise: sais fundidos e soluções aquosas. Cálculos.

16. Química ambiental: chuva ácida, camada de ozônio, efeito estufa, aquecimento global, poluição do ar, poluição da água.

17. Átomo de carbono: presença na natureza. Função nos seres vivos. Ocorrência das cadeias carbônicas.

18. Estrutura e características gerais de biomoléculas: carboidratos, aminoácidos, ácidos nucleicos e seus resp