Gabarito DEFINITIVO Prova Modalidade A

Gabarito

Prova Olimpíada Goiana de Química

Modalidade A

01

d

02

d

03

d

04

c

05

b

06

b

07

e

08

c

09

d

10

c

11

b

12

c

13

d

14

b

15

c

16

b

 

Respostas Esperadas Questões Analítico-Expositivas

Respostas Questão 1

2N significa 2 átomos do elemento nitrogênio, cujo símbolo é N. Já N2 representa uma molécula da substância nitrogênio, formada por 2 átomos do elemento nitrogênio.

 

Respostas Questão 2

 

RESPOSTA:

a) Segundo a lei da conservação das massas, “em um sistema fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos”. Na questão não há referência a forma em que a queima aconteceu. Como não houve a informação admite-se que o procedimento ocorreu sem controle dos reagentes do ambiente, daÍ o aumento da massa. Esse aumento de massa é resultado da reação do ferro, presente na palha de aço, com o oxigênio do ar (O2(g)) formando Óxido de ferro (FexOy). Logo, a massa do óxido formado é maior que a massa inicial do ferro. Caso o experimento fosse realizado em sistema fechado, não ocorreria o aumento da massa, pois o oxigênio também teria sua massa determinada antes da reação. Com isso pode-se afirmar que a lei da conservação da massa é sim obedecida.

b) Partindo-se dos dados experimentais pode-se encontrar a proporção existente entre a massa inicial e final, como apresentado na tabela a seguir.

Experimento

Massa inicial

Massa final

Mfinal/Minicial

01

4,57

5,32

5,32/4,57 é aproximadante 1,2

02

3,68

4,32

4,32/3,68 é aproximadamente 1,2

 

c) Como visto na resolução do item anterior, foi utilizada a lei das proporções fixas, lei das proporções definidas ou lei de Proust. Segundo Proust, as massas dos reagentes e as massas dos produtos que participam da reação obedecem sempre a uma proporção constante.